Montes Claros busca ser 1ª cidade do país com frota de ônibus 100% elétrica
Montes Claros busca frota 100% elétrica

A 73ª Reunião do Fórum Mineiro de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana foi realizada no Amsterdan Hotel, em Montes Claros, reunindo gestores, especialistas e representantes de municípios mineiros para debater desafios, soluções e boas práticas em mobilidade urbana. O evento contou com palestras, debates e apresentações de experiências bem-sucedidas na gestão da mobilidade, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico dos participantes e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

Prefeito destaca transição energética no transporte coletivo

Na abertura, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, discursou sobre o momento atual da cidade, que se prepara para fazer a transição energética no transporte coletivo, com o objetivo de eletrificar toda a frota de ônibus. “O crescimento de uma cidade passa por três coisas: oportunidades, proteção e conexão, sendo que a conexão não existe sem mobilidade. É sobre este tripé que estamos buscando avançar e evoluir. Seremos, se Deus quiser, a primeira cidade 100% eletrificada do país. Com isso, poderemos conseguir um transporte público mais eficiente, confortável, rápido e com autonomia”, afirmou o prefeito.

Referência nacional na eletrificação da frota

O presidente do Fórum Mineiro de Mobilidade Urbana da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), Rodrigo Geraldo Tomaz, endossou a iniciativa: “Montes Claros vai ser referência nacional na eletrificação da frota. Será um exemplo para o Brasil no controle da pegada de carbono”.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

João Lucas Albuquerque, gerente de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), também elogiou o plano: “Montes Claros tem tudo pra ser a primeira cidade do país com frota 100% elétrica”. Já o presidente da MCTrans, Vinícius Pereira Santos, destacou que “daqui vão sair políticas públicas que vão mudar nossa mobilidade urbana”.

Parcerias e organização do evento

A reunião foi promovida pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da MCTrans, em parceria com a diretoria do Fórum Mineiro de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O encontro reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade e a inovação no transporte público, colocando Montes Claros na vanguarda da mobilidade elétrica no Brasil.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar