O projeto “Grana Limpa” fechou o primeiro mês de operação em Pompéu com mais de 735 quilos de recicláveis retirados das ruas e destinados corretamente. Desde o lançamento, em 23 de maio, a iniciativa mostrou como o descarte consciente pode se converter diretamente em benefício para a economia da cidade.
Resultados do primeiro mês
Segundo a Prefeitura, 735,9 quilos de papel, plástico, metal e papelão foram arrecadados e encaminhados à Associação dos Catadores de Pompéu (Ascapeu), fortalecendo o trabalho dos profissionais que atuam na reciclagem. Além disso, cada entrega é revertida em créditos digitais no aplicativo e-Assertivo, que os moradores podem usar em 14 estabelecimentos comerciais credenciados em Pompéu.
Ganhos ambientais e econômicos
Além do peso expressivo dos materiais coletados, o projeto já apresenta resultados ambientais medidos: economia de energia de 593 kWh; emissão evitada de CO₂ de 0,420 toneladas; água preservada de 0,52 metros cúbicos; e equivalência ao benefício gerado por 14 árvores.
Onde entregar o seu material
- Quartas-feiras: Escola José Maria de Carvalho (17h às 18h)
- Quintas-feiras: Escola Antônio da Palmira (16h30 às 17h30)
- Sextas-feiras: Escola Paulo Campos Guimarães (8h às 9h30) e Escola Ângela Maria (16h30 às 18h)
- Sábados: Praça Levi Campos, durante a Feira da Agricultura (8h às 12h)
Onde o crédito digital pode ser usado
- Churrasquinho do Chiquinho
- Cia do Açaí
- Ele e Ela Kids
- Ele e Ela Sports
- Frigo Real
- Gloss Pink
- Grafitte Papelaria
- Juju Cosméticos
- Nature Pharma
- Point dos Eletrônicos
- Segunda Pele
- Sensually



