O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira, 24, pressionado pela desvalorização de cerca de 4% nas cotações do petróleo, ignorando a alta das bolsas em Nova York e do minério de ferro. Por volta das 11 horas, o índice caía 0,44%, aos 170.467,69 pontos, próximo da mínima intradia de 170.178,68 pontos (-0,63%). A máxima do dia foi de 171.342,05 pontos (+0,05%).
Petróleo recua pelo terceiro dia seguido
O petróleo recua pela terceira sessão consecutiva, diante de sinais de normalização do fluxo no Estreito de Ormuz após o acordo provisório entre Estados Unidos e Irã. As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) recuavam mais de 2%.
“Hoje o índice tem uma pressão grande do segmento de commodities, principalmente por causa do petróleo. Isso carrega todas as empresas do setor na Bolsa”, afirma João Daronco, analista da Suno Research.
Saída de fluxo para os EUA
Segundo Daronco, o movimento reflete sinais de saída de fluxo do Brasil para os Estados Unidos. “Isso vem acontecendo há algumas semanas e continua hoje. O dólar tem ganhado força, o que contamina o fluxo para emergentes”, explica.
Bolsas de NY sobem moderadamente
Em Nova York, as bolsas operam com leves ganhos, após a queda de ontem impulsionada por vendas no setor de tecnologia. “Os mercados têm um comportamento um pouco melhor, mas o ambiente continua sendo de muita cautela”, diz Roberto Padovani, economista-chefe do BV.
Padovani cita duas preocupações principais: o setor de TI e a possibilidade de alta de juros no mundo, especialmente nos EUA e no Japão, que hoje deu sinais de que pode elevar as taxas. A percepção de aperto monetário global ganhou força com a alta do petróleo em meio ao conflito no Oriente Médio. O Brent chegou a se aproximar de US$ 126 em meados de abril, mas agora opera em níveis anteriores à guerra, diante da distensão geopolítica.
Trump afirma que Irã não cobra pedágios em Ormuz
Nesta quarta, o presidente norte-americano Donald Trump afirmou que o Irã informou a Washington que não está cobrando pedágios de embarcações que transitam pelo Estreito de Ormuz. Há relatos de que os países podem retomar conversas técnicas na próxima semana.
Ibovespa ontem e Vale hoje
Ontem, o Ibovespa fechou em alta de 0,52%, aos 171.258,87 pontos, após a ata do Copom indicar espaço para novos cortes da Selic. No horário citado, o índice caía 0,53%, aos 170.346,84 pontos. As ações da Vale (VALE3) cediam 1,51%, apesar do avanço de 0,74% em Dalian e 1,25% em Cingapura do minério de ferro.



