Petrobras e Pemex assinam acordo para explorar Golfo do México
Petrobras e Pemex firmam parceria no Golfo do México

A Petrobras e a Pemex, maiores petroleiras estatais da América Latina, assinaram um memorando de entendimento para cooperação em exploração e produção de petróleo no Golfo do México. O acordo foi firmado pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o CEO da Pemex, Juan Carlos Capio Fragoso.

Detalhes do acordo

O memorando marca o primeiro passo da colaboração entre as empresas. A expectativa é avançar em ações conjuntas e parcerias estratégicas para exploração e produção de petróleo, além de ganho de eficiência em refino e petroquímica. A parceria visa revitalizar a produção mexicana com tecnologia brasileira, especialmente em águas profundas.

Impactos esperados

A cooperação também busca potencializar a produção de fertilizantes, fortalecendo a segurança energética dos países. Segundo a Petrobras, o acordo abre caminho para estudos conjuntos no Golfo do México, uma das regiões mais promissoras para exploração de petróleo em águas profundas.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

“Este memorando é um passo importante para a integração energética da América Latina e para o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias”, afirmou Magda Chambriard, presidente da Petrobras.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar