A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, será contemplada com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB), um centro que integra serviços de proteção e atendimento a vítimas de violência doméstica. O anúncio foi feito na sexta-feira (19) pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante visita ao município. O projeto conta com investimento de R$ 12 milhões do governo federal, sendo R$ 9,5 milhões destinados à construção do prédio e R$ 2,5 milhões para aquisição de equipamentos. Além disso, o governo federal também arcará com os custos de manutenção do espaço nos dois primeiros anos de funcionamento.
Estrutura e serviços integrados
A unidade de Sorocaba funcionará de forma integrada, concentrando em um único local diversos serviços essenciais para o acolhimento e a proteção de mulheres em situação de violência. Entre os serviços previstos estão: acolhimento psicológico e social especializado, atendimento jurídico e orientação, alojamento provisório para casos de risco de morte, brinquedoteca para os filhos das vítimas e ligação direta com delegacias, juízes e Ministério Público.
Processo de implantação
A prefeitura de Sorocaba e o Ministério das Mulheres estão avaliando três terrenos para abrigar a sede do equipamento. A previsão é que a unidade seja inaugurada em um prazo de 12 a 18 meses. A ministra Cida Gonçalves destacou a importância da iniciativa para fortalecer a rede de proteção às mulheres na região.



