Trabalhadores envolvidos na duplicação da Rodovia Transbrasiliana (BR-153), em Onda Verde (SP), paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (10) e realizaram um protesto na praça de pedágio. Durante a manifestação, os funcionários bloquearam as cabines de cobrança e liberaram a passagem dos veículos pela lateral, sem cobrança de tarifa. Com cones, fecharam os acessos às cabines e permitiram que motoristas passassem pelas alças laterais. Apesar da paralisação, o fluxo de veículos nos dois sentidos não foi interrompido.
Motivos do protesto
Segundo os trabalhadores, o protesto foi motivado por atrasos no pagamento de salários e pendências de reembolso de despesas de viagem. Os manifestantes permaneceram sentados no asfalto aguardando resposta da empresa responsável. "Nós precisamos do pagamento, do reembolso, do FGTS e da passagem para voltar para casa. Eles não dão nem a passagem. Todo mundo aqui é de fora, baiano, piauiense", afirmou o carpinteiro Carlos Santos.
Negociações e acordo
As equipes atuam na duplicação entre São José do Rio Preto e Icém (SP) e relatam atrasos recorrentes. Um representante sindical participou das negociações. Após quase três horas, um representante da concessionária Triunfo Transbrasiliana compareceu ao local. Após a reunião, a cobrança de pedágio foi retomada. Segundo os manifestantes, a paralisação foi encerrada após a empresa se comprometer a regularizar os pagamentos. A categoria informou que acompanhará o cumprimento do acordo.



