A Polícia Civil de Pirapozinho (SP) resgatou 16 cães, entre adultos e filhotes, que estavam abandonados em uma casa na Vila Santa Rosa desde a noite de sexta-feira (19). O resgate ocorreu nesta segunda-feira (22) após denúncias de vizinhos e protetores de animais. Os cães serão encaminhados para adoção.
Briga com esfaqueamento levou ao abandono
De acordo com informações apuradas pelo g1, o então tutor dos cachorros se envolveu em uma briga com um vizinho entre a noite de sexta e a madrugada de sábado, que resultou em um esfaqueamento. Após o incidente, ele fugiu e abandonou o imóvel e os animais.
Vizinhos e protetores perceberam o abandono e passaram a jogar alimentação para os animais por cima do muro da residência. Eles acionaram a polícia, que constatou que a casa era cedida e o proprietário não tinha as chaves do cadeado. A corrente do portão precisou ser quebrada para permitir a entrada da equipe e o resgate dos cães.
ONG acionada para cuidados e adoção
Após a retirada do imóvel, uma organização não governamental (ONG) da cidade, a SOS Animais, foi acionada para apoiar no cuidado dos animais, garantindo espaço, alimentação e água. Os cães serão disponibilizados para adoção. Os interessados podem procurar a ONG pelas redes sociais.
Polícia investiga crime de maus-tratos
A Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para identificar o responsável pelos animais e apurar o crime de abandono de incapaz e maus-tratos, conforme a legislação vigente. O tutor foragido poderá responder criminalmente pelo abandono dos cães.



