MP-SC denuncia mulher que se passava por criança de 12 anos em Joinville
MP-SC denuncia mulher que se passava por criança de 12 anos

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) denunciou Amanda Maria Souza de Oliveira, de 37 anos, por estelionato e falsa identidade. A acusada se passava por uma criança de 12 anos para enganar um casal em Joinville, obtendo vantagens materiais como moradia, alimentação, transporte e medicamentos.

Esquema de fraude

Segundo o MP, entre fevereiro de 2025 e junho de 2026, Amanda criou a personagem fictícia "Gabriele Ferreira dos Santos", simulando ser uma criança vulnerável. Ela teria narrado abusos e maus-tratos para sensibilizar as vítimas, que passaram a custear integralmente sua subsistência, incluindo festa de aniversário e medicamentos de alto custo para emagrecimento.

Detalhes da simulação

Para dar credibilidade à história, Amanda adotou comportamentos infantis, como fala infantilizada, uso de objetos típicos da infância e simulação de crises emocionais. A denúncia foi recebida pela Justiça na terça-feira, 9.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Manipulação emocional

A promotora Viviane Soares destacou que os elementos indicam um esquema elaborado de fraude, com criação de identidade fictícia e manipulação emocional das vítimas para obter vantagens indevidas, demandando responsabilização criminal.

Incidente de insanidade mental

A defesa de Amanda pediu avaliação de insanidade mental. A Justiça determinou a instauração de incidente para verificar se a acusada tinha plena capacidade de entender seus atos. Se constatada incapacidade, o processo pode resultar em medida de segurança em vez de prisão. Enquanto o laudo não sai, o processo fica suspenso.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar