Um homem de 31 anos foi preso em flagrante após sequestrar um ônibus municipal com 13 passageiros em Santa Rita do Passa Quatro (SP) na manhã desta terça-feira (23). O veículo, que transportava pacientes para tratamentos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC), percorreu 85 km até ser interceptado pela Polícia Militar. Ninguém ficou ferido, e o caso foi registrado como sequestro e tentativa de homicídio.
O sequestro
Segundo a Polícia Militar, o homem armado rendeu o motorista do coletivo e fez o próprio pai, João Góes Brito, de refém. O ônibus saiu de Santa Rita do Passa Quatro e seguiu pela Rodovia Anhanguera em direção a Ribeirão Preto. Durante a fuga, o suspeito efetuou um disparo que atingiu o vidro dianteiro do ônibus antes de se render.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a polícia conseguiu conter o autor e apreender a arma utilizada na ação. O rastreamento do veículo foi realizado em conjunto com a Polícia Rodoviária e a Polícia Militar.
Relato do pai
Em entrevista à rádio CBN, o pai João Brito contou que o ônibus havia parado para pegar kits que seriam distribuídos a pacientes quando o filho entrou armado e passou a ameaçar o motorista e ele. “Quando eu vi, ele que entrou com a arma apontada para o motorista. Aí eu falei: ‘Lucas, o que é isso, Lucas? Para’. Aí, na hora em que eu falei, ele respondeu: ‘Cala a boca, eu vou te matar também’. Aí eu parei”, relatou.
João afirmou que pensou em reagir, mas desistiu para não colocar a vida de ninguém em risco. “Eu pensei em agir, tentar tomar a arma dele, fazer alguma coisa, mas eu falei: ‘eu vou arriscar minha vida e a de todo mundo que está aqui dentro’”, disse. Segundo ele, o filho tem diversas passagens pela polícia e não mora mais com a família desde os 18 anos devido ao envolvimento com a criminalidade. “Quando ele ficou de maior, eu não quis mais, porque eu não apoio as coisas erradas que ele faz”, completou.
Ação das autoridades
O secretário de segurança de Santa Rita do Passa Quatro, Potiguara, relatou à EPTV, afiliada da Globo, que um funcionário da Prefeitura o alertou sobre uma alteração na rota do ônibus, que normalmente passa pela rodoviária, mas desta vez seguiu direto. Havia cerca de seis pacientes que ainda seriam embarcados. Em seguida, uma mãe recebeu um áudio informando que o ônibus estava sendo sequestrado por um homem armado.
Diante da informação, o secretário acionou imediatamente o rastreamento do veículo, que indicou que o ônibus saía da região da Zequinha de Abreu, entrava na Rodovia Anhanguera e seguia sentido Ribeirão Preto. A partir disso, a Polícia Rodoviária e a Polícia Militar foram acionadas para acompanhar a ocorrência até a abordagem, que resultou na detenção do suspeito.
Consequências
“Foi quase uma hora só terror. Ele gritando, dizendo que ia matar um. O nosso motorista está totalmente abalado, porque foi um terror psicológico”, disse o secretário. Ele afirmou ainda que o pai do suspeito não mantinha mais vínculo de relação próxima com o filho. A arma utilizada foi apreendida e o caso será investigado pela Polícia Civil.



