Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.
De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram: Damianópolis - R$ 400 mil; Nazário - R$ 2,8 milhões; Santa Rita do Araguaia - R$ 1,3 milhão; Lagoa Santa - R$ 150 mil; Castelândia - R$ 496 mil; Cromínia - R$ 406 mil; Caçu - R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados).
Contas da Caixa Econômica Federal foram alvo
De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões.
Prefeito de Nazário relata ataque após obra
Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira, contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento. "Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro pra pagar, o dinheiro tinha sido hackeado", relatou.
O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. "E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?", desabafou.
Hackers agiram rapidamente, com PIX em minutos
A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de vários PIX, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia, cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas.
Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD).



