Detran-RO exige exame toxicológico para primeira habilitação
Exame toxicológico obrigatório para CNH em RO

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) informou nesta segunda-feira (21) que candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B deverão apresentar resultado negativo em exame toxicológico para obter a Permissão para Dirigir (PPD). A medida, que já está em vigor, segue a Lei nº 15.153, de 2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Exame obrigatório em laboratório credenciado

Segundo o Detran-RO, o exame toxicológico deve ser realizado em laboratório credenciado, e o resultado será vinculado ao processo de habilitação. Apenas com o resultado negativo o candidato poderá dar continuidade às etapas seguintes até a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sistemas adaptados e orientação às entidades

O órgão informou que já adaptou seus sistemas para incluir a verificação do exame toxicológico e orientou as entidades credenciadas, como autoescolas e clínicas, para atender à nova exigência. A medida visa aumentar a segurança no trânsito e reduzir acidentes causados pelo uso de substâncias psicoativas.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar
Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram