A ex-ministra da Saúde Nísia Trindade Lima idealizou a exposição 'Vida Reinventada - A Pandemia da Covid-19 e a Transformação do Futuro', que será inaugurada no dia 30 de junho no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A mostra tem entrada gratuita e propõe uma reflexão sobre memória, verdade e justiça relacionadas à pandemia, com destaque para a ciência e a arte como pilares fundamentais.
Parceria com MAM-RJ e SBPC
Além da exposição principal, a programação inclui uma mostra de filmes em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e seminários organizados em conjunto com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As atividades buscam ampliar o debate sobre os impactos sociais, culturais e científicos da crise sanitária.
Legado da pandemia
A exposição reúne registros visuais, documentos e obras de arte que retratam a experiência da pandemia no Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Segundo a organização, o objetivo é 'transformar a memória em aprendizado coletivo', reconhecendo as perdas e os avanços científicos conquistados no período.
A mostra 'Vidas Importam - Memória visual da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro' é um dos destaques, com curadoria que valoriza a diversidade de olhares sobre o tema. A entrada é gratuita e a visitação ocorrerá de terça a domingo, no horário das 10h às 18h.



