Fábrica de sorvetes com produtos vencidos é interditada pela segunda vez em Ituporanga
Fábrica de sorvetes com produtos vencidos é interditada pela segunda vez em Ituporanga

Uma fábrica clandestina de sorvetes e picolés foi interditada pela segunda vez em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, na quinta-feira (2). O estabelecimento já havia sido fechado em março por falta de higiene e uso de produtos vencidos, mas retomou as atividades sem autorização.

De acordo com a Polícia Civil, o caso teve início após uma denúncia ao Ministério Público (MPSC) e se agravou com o descumprimento de sanções administrativas e a reiteração criminosa dos proprietários investigados. Nenhum responsável foi encontrado no momento da fiscalização.

Na primeira fiscalização, em 31 de março, os agentes encontraram um cenário alarmante: a produção ocorria nos fundos de uma casa, sem registro e sem protocolos de segurança alimentar. Equipamentos sujos e matéria-prima vencida há mais de dois anos foram localizados. Os produtos prontos não tinham rótulos, data de validade nem comprovação de procedência. A Vigilância Sanitária descartou os itens vencidos e interditou o local.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Na quinta-feira, os fiscais retornaram e encontraram o lacre de interdição jogado no lixo e as placas de sinalização retiradas. Uma máquina estava em funcionamento, e baldes de sorvete indicavam produção recente. Havia também estoque de matéria-prima recém-adquirida. A Vigilância Sanitária interditou novamente o espaço, lacrando máquinas e a porta de acesso. Os baldes de sorvete foram apreendidos para inutilização. Um inquérito policial foi instaurado para apuração dos fatos.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar