Um evento gratuito em Santos, no litoral de São Paulo, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A 2ª edição do projeto Encontro pela Vida será realizada no sábado (13), das 9h às 13h, no Orquidário Municipal, localizado na Praça Washington, s/n°, bairro José Menino.
Programação diversificada
O evento, organizado pelo Instituto Deixe Vivo em parceria com a Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos (Secapt), contará com atendimentos de saúde, atividades educativas e apresentações musicais. Pacientes transplantados e pessoas que aguardam na fila por um órgão compartilharão suas experiências, promovendo reflexão e esperança.
Para Danielle Caliani Machado, chefe da Secapt, o encontro também é uma forma de celebrar a vida e a esperança proporcionada pelos transplantes. "Também é um momento de gratidão às famílias doadoras que, com um gesto de generosidade e amor ao próximo, tornaram possível a continuidade de muitas vidas", afirmou em nota.
Confira a programação completa:
- 9h - Acolhimento e abertura: Recepção dos participantes, música ambiente, boas-vindas e apresentação da proposta do evento, valorizando a doação de órgãos e tecidos.
- 9h30 - Relatos de Experiência: Depoimentos de transplantados, relatos de familiares e profissionais envolvidos no processo de doação e transplante, momento de reflexão e conscientização.
- 10h às 12h30 - Ações de Prevenção em Saúde: Atividades educativas e orientações realizadas por alunos do SENAC, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida.
- 10h20 - Ação de Gratidão aos Doadores: Homenagem simbólica aos doadores e famílias doadoras, leitura de mensagem de gratidão e dinâmica simbólica com os participantes.
- 10h30 às 12h30 - Espaço Recreativo: Atividades com recreador para crianças e famílias, brincadeiras, interação e atividades lúdicas.
- 11h - Apresentação Musical: Momento musical especial em homenagem à vida, à esperança e à gratidão.
- 11h30 - Plantio da Árvore da Vida: Ato simbólico representando renovação, continuidade e esperança, com registro fotográfico coletivo dos participantes.
- 12h - Encerramento e Confraternização: Agradecimentos finais, entrega de brindes e lembranças aos participantes.
- 13h - Encerramento: Despedida dos convidados e finalização da ação.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes de órgãos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O evento reforça a importância de se tornar um doador e de apoiar essa causa que salva vidas.



