Evento gratuito em Santos conscientiza sobre doação de órgãos no sábado
Evento gratuito em Santos sobre doação de órgãos

Um evento gratuito em Santos, no litoral de São Paulo, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A 2ª edição do projeto Encontro pela Vida será realizada no sábado (13), das 9h às 13h, no Orquidário Municipal, localizado na Praça Washington, s/n°, bairro José Menino.

Programação diversificada

O evento, organizado pelo Instituto Deixe Vivo em parceria com a Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos (Secapt), contará com atendimentos de saúde, atividades educativas e apresentações musicais. Pacientes transplantados e pessoas que aguardam na fila por um órgão compartilharão suas experiências, promovendo reflexão e esperança.

Para Danielle Caliani Machado, chefe da Secapt, o encontro também é uma forma de celebrar a vida e a esperança proporcionada pelos transplantes. "Também é um momento de gratidão às famílias doadoras que, com um gesto de generosidade e amor ao próximo, tornaram possível a continuidade de muitas vidas", afirmou em nota.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Confira a programação completa:

  • 9h - Acolhimento e abertura: Recepção dos participantes, música ambiente, boas-vindas e apresentação da proposta do evento, valorizando a doação de órgãos e tecidos.
  • 9h30 - Relatos de Experiência: Depoimentos de transplantados, relatos de familiares e profissionais envolvidos no processo de doação e transplante, momento de reflexão e conscientização.
  • 10h às 12h30 - Ações de Prevenção em Saúde: Atividades educativas e orientações realizadas por alunos do SENAC, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida.
  • 10h20 - Ação de Gratidão aos Doadores: Homenagem simbólica aos doadores e famílias doadoras, leitura de mensagem de gratidão e dinâmica simbólica com os participantes.
  • 10h30 às 12h30 - Espaço Recreativo: Atividades com recreador para crianças e famílias, brincadeiras, interação e atividades lúdicas.
  • 11h - Apresentação Musical: Momento musical especial em homenagem à vida, à esperança e à gratidão.
  • 11h30 - Plantio da Árvore da Vida: Ato simbólico representando renovação, continuidade e esperança, com registro fotográfico coletivo dos participantes.
  • 12h - Encerramento e Confraternização: Agradecimentos finais, entrega de brindes e lembranças aos participantes.
  • 13h - Encerramento: Despedida dos convidados e finalização da ação.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes de órgãos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O evento reforça a importância de se tornar um doador e de apoiar essa causa que salva vidas.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar