Três pessoas foram presas suspeitas de integrar a quadrilha “Piratas dos Shoppings”, que furtou uma joalheria em Vila Velha, na Grande Vitória. O crime ocorreu no dia 21 de fevereiro, e as informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18). O prejuízo estimado é de mais de R$ 300 mil.
De acordo com a polícia, os suspeitos clonaram o controle de segurança para acessar uma loja vizinha. Um deles abriu um buraco na parede de gesso até a joalheria e passou a noite escondido dentro do estabelecimento. As câmeras de segurança flagraram a ação.
Os investigados foram identificados como Kawê Filipe Nascimento Sampaio, de 19 anos, Ingrid Naiara Moraes Araujo, de 28, e Amanda Lorena Tavares Xavier, de 24. Kawê já possui passagens por crimes semelhantes e é apontado como uma das lideranças do grupo. Um quarto homem ainda não foi identificado.
As prisões ocorreram na última semana, em Goiás e no Distrito Federal, durante a operação “Integração Total”. A investigação foi realizada de forma integrada com setores de inteligência das polícias militares dos dois estados.
Segundo a Polícia Civil, o grupo atua desde 2019 e tem origem na região do Distrito Federal, de onde coordena ações em diferentes estados. Ao todo, os suspeitos já teriam causado prejuízo estimado em R$ 26 milhões a lojistas. As investigações continuam para identificar demais integrantes e possíveis receptadores das joias furtadas.



