A rede social Rumble voltou a ficar acessível no Brasil, apesar de uma ordem judicial que determina seu bloqueio. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o retorno da plataforma é irregular e que já iniciou procedimentos técnicos para restabelecer a restrição.
Segundo a Anatel, o Rumble utilizou a infraestrutura de outra empresa para alterar seus endereços de IP, contornando o bloqueio. A agência afirmou que já identificou os novos IPs e que as medidas de bloqueio começaram a ser implantadas nas principais redes brasileiras.
O Rumble foi bloqueado no Brasil em fevereiro de 2025 por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, Moraes alegou que a empresa cometeu descumprimentos reiterados de ordens judiciais e tentou não se submeter ao ordenamento jurídico brasileiro.
A Anatel destacou que não regula empresas de infraestrutura de internet e distribuição de conteúdo, que podem ser usadas para contornar bloqueios. A agência defende a atualização do arcabouço legal para ampliar a capacidade de exigir o cumprimento de ordens de bloqueio também por parte de empresas do ecossistema digital, e não apenas das operadoras de telecomunicações tradicionais.
O serviço continua sendo monitorado para garantir que a restrição seja replicada por todas as operadoras nos próximos dias.



