A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 37,4 kg de ouro em uma caminhonete na segunda-feira (20) em Boa Vista, Roraima. O minério estava escondido em um compartimento de metal acoplado ao banco traseiro do veículo, revestido com tecido tipo carpete. O motorista, de 53 anos, foi preso em flagrante pelo crime de usurpação de bens da União.
O compartimento secreto guardava 48 barras de ouro, avaliadas em R$ 28 milhões com base na cotação do Banco Central da mesma data. A estrutura de ferro foi montada no encosto do banco traseiro. Os agentes descobriram o espaço após o motorista apresentar contradições sobre a viagem.
Segundo a PRF, o homem reside no Pará, mas havia saído de Manaus com o ouro e pretendia vendê-lo em Roraima. A suspeita é de que o ouro seja produto de garimpo ilegal em áreas de proteção ambiental e terras indígenas. A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina no posto da PRF na BR-174, região do Água Boa, zona rural de Boa Vista.
O preso foi encaminhado à Polícia Federal. Até a última atualização, a PF não havia se manifestado sobre o caso. Somente em 2025, a PRF interceptou 190 kg de ouro ligados a crimes ambientais em todo o país, sendo 150 kg em Roraima e 40 kg em Altamira, Pará.
Esta é a terceira apreensão de ouro feita pela PRF no estado em dois meses. As ações integram o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), iniciativa do Governo Federal lançada em 2023 para combater o crime organizado na Amazônia Legal.



