Os policiais militares Diego Nascimento de Sousa, Israel Morais Pereira de Souza e Paulo Ricardo da Silva estão sendo julgados por júri popular no Fórum de Guarujá, litoral de São Paulo, acusados de executar um suspeito desarmado em 2022. O julgamento começou nesta quarta-feira (25) e deve durar três dias, com sentença prevista para sexta-feira (27).
O crime ocorreu em 15 de junho de 2022, quando os PMs atendiam uma ocorrência de invasão e roubo a uma residência em Bertioga. Durante a perseguição, Kaique de Souza Passos, de 24 anos, foi morto, e seu comparsa ficou ferido. Inicialmente, o Ministério Público de São Paulo arquivou o caso, considerando legítima defesa, mas a Corregedoria da Polícia Militar, após analisar câmeras corporais e ouvir testemunhas, concluiu que se tratou de uma execução.
Segundo as investigações, Kaique estava desarmado e já havia sido dominado pelos policiais quando foi assassinado com sete tiros. Um dos agentes chegou a tampar a lente da câmera corporal durante a ação. Os policiais ficaram presos por mais de um ano, mas respondem ao processo em liberdade desde o fim de 2023.
Paulo e Israel são apontados como os executores, enquanto Diego é acusado de tentar matar o comparsa de Kaique. As defesas dos réus afirmam que eles são inocentes e que as provas no plenário demonstrarão que não houve conduta dolosa, confiando na absolvição. O julgamento conta com 16 testemunhas e os três réus, e a sentença deve ser conhecida na sexta-feira.



