A 42ª DP (Recreio) abriu inquérito para investigar maus-tratos a animais em um abrigo localizado em Vargem Grande, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. A denúncia partiu de um vizinho, levando policiais a inspecionar o local na quinta-feira (22).
Durante a vistoria, agentes da Polícia Civil, da Subprefeitura do Recreio e da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais encontraram cerca de trezentos cães e gatos vivendo em condições precárias. O ambiente estava sujo, com fezes e urina espalhados pelo chão, e animais doentes conviviam com os saudáveis.
No freezer do abrigo, foram encontrados os corpos de dez animais. A polícia investiga se os cadáveres seriam levados para cremação. Animais com problemas de saúde foram encaminhados para atendimento veterinário.
A Polícia Civil solicitou à Justiça a interdição do abrigo e que a responsável seja impedida de receber novos animais. A corporação também busca entidades para acolher os animais resgatados.
A responsável pelo espaço negou os maus-tratos, afirmando que a denúncia partiu de uma pessoa com histórico de desavenças e agressões contra ela. Ela classificou a ação policial como truculenta e arbitrária, e disse que os corpos no freezer seriam levados ao crematório semanalmente.



