O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quinta-feira (7), em entrevista coletiva na Embaixada do Brasil em Washington, sobre uma foto inusitada que envolve o presidente dos EUA, Donald Trump, e o Corinthians. A imagem, dos anos 1980, mostra Trump ao lado do então presidente do clube, Vicente Matheus, e sua esposa, Marlene.
Lula afirmou que se esqueceu de levar a foto para mostrar a Trump durante a reunião de cerca de três horas na Casa Branca. A imagem foi resgatada pela GloboNews. Segundo relato de Marlene Matheus em 2017, o encontro ocorreu quando o jogador Rivellino promoveu um torneio de futebol de salão em Atlantic City, em um cassino de Trump. Ela disse que Trump chegou a vestir uma camisa do Corinthians, mas não há registros disso.
Na coletiva, Lula destacou que a reunião com Trump teve foco na retomada e fortalecimento da relação bilateral, especialmente nas áreas econômica e comercial. Ele afirmou que os EUA deram menos atenção à América Latina nos últimos anos, permitindo o avanço da China na região, e defendeu uma relação baseada no diálogo e multilateralismo.
Lula propôs a criação de um grupo de trabalho bilateral para tratar de impasses comerciais, com proposta a ser apresentada em 30 dias. Também discutiu o potencial brasileiro na exploração de terras raras e minerais críticos, afirmando que o Brasil não quer ser mero exportador de matéria-prima, mas sim desenvolver a cadeia produtiva internamente, com parcerias internacionais.
O presidente avaliou o encontro como positivo e disse ter saído otimista. Trump classificou a reunião como “muito boa” e elogiou Lula, chamando-o de “muito dinâmico”. Novos encontros devem ocorrer em breve, segundo ambos os líderes.



