Linha 20-Rosa do Metrô de SP: bairros que terão desapropriações são definidos
Linha 20-Rosa do Metrô de SP: bairros que terão desapropriações são definidos

A Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo se aproxima da fase de audiências públicas, com a primeira marcada para o fim de janeiro. O Governo do Estado já definiu os bairros que serão desapropriados para a construção do novo ramal, que ligará Santo André à Lapa, na capital, com previsão de entrega para 2035.

As desapropriações afetarão moradores de bairros como Itaim Bibi, Lapa, Pinheiros e Barra Funda, além de residentes em Santo André. A definição foi oficializada por resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado em novembro e dezembro de 2025.

Em São Paulo, a Resolução SPI nº 087, de 27 de novembro de 2025, declarou utilidade pública para ocupação temporária ou servidão de imóveis nos bairros entre a Rua Francisco Luiz De Souza Júnior, na Barra Funda, e a Rua José Antonio Valadares, no Sacomã, visando à implantação de estações, ventilações e saídas de emergência.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Já a Resolução SPI nº 096, de 1º de dezembro de 2025, determinou desapropriações em Santo André, no trecho entre a Rua Lauro Müller e a Rua Visconde de Taunay, para os mesmos fins.

A nova linha terá 30,9 km de extensão e 24 estações, com capacidade estimada para atender 1,29 milhão de pessoas por dia. O custo atual é estimado em R$ 33 bilhões. As audiências públicas ocorrerão em 22 de janeiro (Santo André), 29 de janeiro (Vila Clementino) e 1º de fevereiro (São Bernardo do Campo).

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar