COP 30 termina sem acordo sobre combustíveis fósseis em Belém
COP 30 termina sem acordo sobre combustíveis fósseis em Belém

A COP 30, realizada em Belém, encerrou neste sábado (22) sem um acordo sobre a eliminação gradual dos combustíveis fósseis. Após duas semanas de negociações intensas, o texto final não mencionou a substituição de petróleo e carvão, deixando de fora um roteiro para a transição energética. O presidente da COP, André Corrêa do Lago, comprometeu-se a continuar os debates durante a presidência brasileira, que se encerra no próximo ano, buscando criar caminhos para uma economia limpa e desmatamento zero.

Em contrapartida, houve avanço no financiamento climático. O texto aprovado estabelece a meta de triplicar o financiamento até 2035 para que países mais pobres possam se adaptar a eventos climáticos extremos. No entanto, o valor é considerado muito inferior ao necessário, segundo especialistas. O tema era um dos mais divisores entre as nações desde o início da conferência.

Outro ponto de difícil consenso foram as medidas unilaterais de comércio, como tarifas sobre produtos de áreas desmatadas. A COP solicitou a abertura de diálogo com a Organização Mundial do Comércio (OMC) para tratar do assunto. Durante a aprovação dos indicadores de adaptação, a Colômbia fez uma objeção que suspendeu a plenária por uma hora, mas o obstáculo foi superado e o texto aprovado.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

No encerramento, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, discursou em nome do Brasil, lembrando a jornada das discussões climáticas desde a Eco-92, no Rio de Janeiro. A presidência da COP e diplomatas brasileiros fizeram um balanço dos trabalhos, destacando os avanços alcançados, apesar das lacunas no acordo final.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar