Um casal de Toledo, no oeste do Paraná, percorreu quase 3 mil quilômetros a bordo de um Ford Corcel 1977 para entregar o carro vendido ao irmão do motorista, que mora no Amazonas. A viagem durou nove dias e terminou em Humaitá, onde o veículo aguarda uma balsa para seguir até Manaus, capital do Amazonas.
O carro, que possui mais de 100 mil quilômetros rodados, foi vendido por R$ 20 mil. Segundo Hilário Zaltron e a esposa Janete Niedermeyer, eles não conseguiram encontrar um serviço de frete que levasse o carro, por isso resolveram fazer a viagem, que além de um negócio comercial, virou uma aventura.
O casal enfrentou longas horas de estrada e, segundo Janete, o maior desafio foi a falta de ar-condicionado. Contudo, o carro resistiu ao trajeto e não apresentou nenhuma falha. O Corcel, um modelo clássico da Ford, foi produzido no Brasil de 1968 a 1986 e eleito 'Carro do Ano' em 1969, 1973 e 1979 pela revista Autoesporte.
Janete destaca que, por onde passava, o Corcel chamava atenção. Na estrada, pessoas interessadas no veículo chegaram a fazer propostas de compra. 'Poderíamos ter vendido o carro mais de dez vezes. As pessoas admiravam e parabenizavam pela coragem', brincou ela.
O casal percorreu cerca de 600 quilômetros por dia, com paradas em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Vilhena e Ariquemes (RO), onde aproveitaram para visitar parentes. Em Humaitá, eles encontraram Vilson Zaltron, irmão que comprou o veículo. Agora ele planeja completar o percurso até Manaus, assim que houver espaço disponível na balsa. A travessia leva de seis a sete dias. Após a entrega, Hilário e Janete voltaram para o Paraná de avião.



