Uma recém-nascida de 14 dias foi salva por guardas civis municipais após se engasgar com o próprio leite na madrugada deste domingo (19), em São José dos Campos. A mãe, Erica Ferreira da Silva, relatou os momentos de desespero durante o ocorrido.
Segundo Erica, o desespero começou logo após amamentar a bebê. Ela seguiu as recomendações médicas, colocando a filha para arrotar e aguardando 30 minutos, mas a criança não liberou o leite. Na tentativa de chegar rapidamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Campo dos Alemães, a mãe saiu de carro com o cunhado. No caminho, porém, o veículo ficou sem combustível, aumentando ainda mais a tensão.
Foi nesse momento que eles encontraram uma viatura da Guarda Civil Municipal. Os agentes iniciaram os primeiros socorros ainda na rua. O guarda-civil municipal Gabriel de Oliveira Cordeiro fez a manobra de desengasgo e conseguiu fazer com que a bebê voltasse a respirar.
Sem saber por quanto tempo a criança estava engasgada, a equipe decidiu continuar o procedimento dentro da viatura até a chegada à unidade de saúde. A recém-nascida foi atendida e, após algumas horas em observação, recebeu alta.
“Foi Deus”, disse Erica à reportagem da TV Vanguarda, durante o reencontro entre a família e a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), responsável pelo atendimento. Para o guarda que participou do resgate, a ocorrência também teve um significado especial.



