Atalaia do Norte declara emergência por cheia no Amazonas
Atalaia do Norte declara emergência por cheia no Amazonas

Atalaia do Norte, no Amazonas, tornou-se o quinto município a declarar situação de emergência devido às cheias dos rios no estado em 2026. A informação consta na plataforma da Defesa Civil, atualizada nesta terça-feira (10).

Na medição mais recente, registrada no domingo (8), o nível do Rio Javari atingiu 13,73 metros. Apesar do status emergencial, o nível é 1,61 metro menor que o registrado na mesma data em 2025 e 7,07 metros menor que o maior nível já registrado na história do município — 20,80 metros em 5 de maio de 2009.

Além de Atalaia do Norte, também estão em situação de emergência os municípios de Eirunepé e Boca do Acre (desde 10 de fevereiro), Itamarati (desde 19 de fevereiro) e Jutaí (desde 4 de março).

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Ainda não há informações sobre a quantidade de pessoas afetadas pela cheia dos rios no Amazonas este ano.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar