Uma grande quantidade de espuma em um córrego do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem preocupado moradores e mobilizado equipes da prefeitura. O fenômeno foi registrado próximo a uma casa de bombas da cidade e se intensificou nesta quarta-feira (6).
Segundo a prefeitura de Novo Hamburgo, a formação da espuma pode estar relacionada à alta concentração de matéria orgânica e substâncias detergentes na água. A turbulência causada pelo sistema de bombeamento teria potencializado o efeito. O resultado da análise técnica do material aponta que a substância pode ter vindo de São Leopoldo.
O diretor de Proteção Ambiental de Novo Hamburgo, Jalnei de Souza, afirmou que a investigação ainda está em andamento e que a origem pode ser de uma empresa. A Secretaria de Meio Ambiente do município informou que o fenômeno costuma ocorrer em horários específicos, como início da manhã, meio-dia ou fim da tarde. O caso foi reportado à prefeitura de São Leopoldo.
Em nota, a prefeitura de São Leopoldo disse que tomou conhecimento do fato e realizou uma vistoria no Arroio Gauchinho, entre a Avenida Mauá e a casa de bombas. Não foram identificadas anormalidades ao longo do percurso, apenas uma situação pontual nas proximidades da estação de bombeamento. A administração municipal destacou que a formação da espuma pode estar relacionada à presença de substâncias surfactantes, como sabões e detergentes, que com a agitação e a pressão da água no bombeamento podem intensificar o processo de espumação.



