Cinema solar gratuito chega a Guarujá e Cubatão com pipoca
Cinema solar gratuito chega a Guarujá e Cubatão

O CineSolar, um cinema itinerante movido a energia solar, estacionará em Guarujá e Cubatão nesta semana, oferecendo sessões gratuitas com distribuição de pipoca. O público poderá assistir a curtas-metragens e ao filme "O Menino e o Panda".

Programação em Guarujá

A primeira sessão ocorre na terça-feira (9), na Praça 14 Bis, em Guarujá, a partir das 18h30. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Escola de Samba Amazonense, na Rua Francisco Alves, 72, em Vicente de Carvalho.

Programação em Cubatão

Na quarta-feira (10), a sessão será no Campo da Imigrantes, na Rodovia dos Imigrantes, 4847, na Vila Esperança. Se chover, o cinema será levado à Associação de Educação Ambiental Cubatão de Bem com o Mangue, na Avenida Principal, 4253, no mesmo bairro.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Filmes exibidos

Em ambas as cidades, curtas-metragens de animação e documentários serão exibidos a partir das 18h30. Às 19h30, o público poderá assistir ao filme "O Menino e o Panda", que narra a amizade entre um garoto de 12 anos e um panda nas montanhas da China. As sessões contam com recursos de acessibilidade e são livres para todas as idades. Os filmes abordam temas como sustentabilidade, ciências e tecnologia.

Lista completa dos curtas-metragens:

  • Contos Mirabolantes – O olho do Mapinguari
  • Histórias milenares – conhecendo a China
  • Histórias da China no Brasil
  • Joy no Enorme Mundo
  • Uma menina e um rio
  • Nova Aurora
  • Pó de Palha
  • Mais forte

Furgão sustentável

O furgão é equipado com placas fotovoltaicas no teto, que transformam a luz solar em energia elétrica para todas as sessões. O veículo também transporta cadeiras, sistemas de som e projeção, tela de cinema e equipamentos de armazenamento e conversão de energia. Além da exibição dos filmes, o público poderá conhecer o interior do furgão, que reúne objetos interativos, decoração feita com materiais reciclados e experiências voltadas à educação ambiental.

História do CineSolar

Lançado em 2013, o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema. O projeto já realizou mais de três mil sessões gratuitas em mil cidades brasileiras, além de promover mais de 850 oficinas de audiovisual para estudantes, com temas de sustentabilidade. Viabilizada pela Lei Rouanet, a 9ª edição do CineSolar é uma realização da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto tem patrocínio do Grupo CPFL Energia e apoio das secretarias de cultura de Guarujá e Cubatão.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar