UFMG realiza 1ª Semana do Orgulho LGBTQIA+ com debates e cultura
UFMG realiza 1ª Semana do Orgulho LGBTQIA+

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza, entre os dias 23 e 26 de junho, a primeira edição da Semana do Orgulho LGBTQIA+, em Belo Horizonte. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação reúne debates, conferências e ações culturais voltadas à inclusão e à garantia de direitos da população LGBTQIA+ na universidade.

Abertura e debate sobre iniciativas institucionais

A abertura está marcada para esta terça-feira (23), às 10h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Em seguida, haverá um debate sobre iniciativas institucionais relacionadas à comunidade LGBTQIA+ entre servidores.

Políticas para estudantes e permanência acadêmica

Na quarta-feira (24), as atividades continuam na Faculdade de Educação (FaE), com discussão sobre políticas voltadas a estudantes, incluindo questões de permanência e integração no ambiente acadêmico.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Conferência sobre acesso de pessoas trans ao ensino superior

Um dos destaques é uma conferência sobre acesso e permanência de pessoas trans no ensino superior, prevista para quinta-feira (25), também no auditório da Reitoria. A atividade faz parte da programação do centenário da UFMG.

Ações culturais e encerramento

Além das discussões acadêmicas, a semana também inclui ações culturais, como exibições de conteúdos temáticos no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Organizado pela Comissão de Diversidade de Gênero e Sexualidade da universidade, o evento pretende ampliar o debate sobre inclusão e fortalecer iniciativas voltadas ao respeito à diversidade.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar