Aluno de 10 anos ingere vidro na merenda em escola de Uberlândia
Aluno ingere vidro na merenda em escola de Uberlândia

Um aluno de 10 anos foi levado pela família ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) após a suspeita de ter ingerido um caco de vidro encontrado na merenda servida na Escola Estadual Dona Alexandra Pedreiro, no bairro Santa Luzia, em Uberlândia. O incidente ocorreu na segunda-feira (22) e está sendo apurado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A secretaria informou que enviará uma equipe de inspeção à escola para verificar as circunstâncias do caso.

Relato da mãe

Segundo a mãe da criança, Layanne Lima de Oliveira, três alunos teriam encontrado fragmentos de vidro na merenda durante o recreio. Um dos estudantes percebeu um pequeno caco na boca e interrompeu a refeição. Outro colega encontrou um fragmento maior no prato e o entregou à supervisora da escola. Já o filho dela afirmou ter sentido algo enquanto engolia a comida.

Após o episódio, o menino chegou em casa com um arranhão na boca. "Na hora que ele chegou em casa, ele estava com o céuzinho da boca, próximo do dentinho, com arranhão, que foi da hora que ele mastigou, mas graças a Deus não precisou dar ponto, nem nada", relatou ao g1. A família o levou ao HC-UFU, onde ele passou por uma endoscopia. O exame não identificou fragmento no organismo nem outras complicações. Apesar disso, a família segue apreensiva e monitorando a criança. "Até o momento ele não evacuou, porque está com medo. Como pode sair pelas fezes, ele fica com medo e ainda não conseguiu. Se isso não acontecer, vamos precisar voltar ao hospital", disse Layanne.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Questionamentos sobre a conduta da escola

A mãe afirma que os pais não foram comunicados oficialmente pela direção da escola. "O meu menino sentiu quando ele engoliu e, na hora, que entregaram o caco grande que encontraram para a supervisora, a supervisora só mandou ele trocar o prato para continuar comendo. Mas, com o susto, ele parou de comer na hora, e não foi tomada nenhuma providência", questionou. Uma tia do estudante procurou a direção da escola, que informou ter ouvido as funcionárias da cozinha para identificar a origem do fragmento.

Posicionamento da SEE-MG

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que "a direção da Escola Estadual Dona Alexandra Pedreiro, em Uberlândia, adotou as providências necessárias assim que foi notificada sobre o ocorrido. Importante ressaltar que, no momento da refeição, nenhum estudante ou servidor relatou ter ingerido qualquer tipo de fragmento." A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberlândia acompanha a situação e enviará uma equipe de inspeção à unidade escolar para verificar as circunstâncias. A SEE/MG reforçou que segue rigorosamente os protocolos relacionados à alimentação escolar.

A reportagem procurou a Polícia Militar, que orientou que os esclarecimentos fossem solicitados ao Estado. A Polícia Civil foi procurada e, até a última atualização, não havia retornado.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar