O Acre registrou a maior taxa de abandono escolar do Brasil no 1º ano do ensino médio, com 6% dos estudantes deixando de frequentar as aulas durante o ano letivo de 2025. O índice é quase três vezes superior à média nacional, de 2,2%, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Abandono escolar no ensino médio
O abandono escolar ocorre quando o estudante está matriculado, mas deixa de comparecer às aulas antes do fim do ano letivo. Esse indicador é um dos principais para medir a permanência escolar e costuma anteceder a evasão, quando o aluno não retorna para se matricular no ano seguinte.
Considerando todas as séries do ensino médio, a taxa de abandono no Acre é de 4,3%. Na 1ª série, o índice chega a 6%; na 2ª série, cai para 3,5%; e na 3ª série, para 1,8%. Nas turmas não seriadas, o percentual alcança 11,9%.
Ranking nacional e comparação com outros estados
Na comparação entre os estados, o Acre lidera o ranking de abandono no 1º ano do ensino médio, à frente do Amapá (5,5%) e de Rondônia (5,1%), que registraram o segundo e terceiro maiores índices, respectivamente.
Já no ensino fundamental, a taxa total de abandono no Acre é de 1,4%, sendo 0,7% nos anos iniciais e 2,4% nos anos finais. O menor índice é registrado no 1º ano (0,5%) e o maior no 9º ano (2,7%).
Disparidades entre municípios acreanos
Os dados do Censo Escolar 2025 revelam grandes variações entre os municípios do Acre. Santa Rosa do Purus apresenta a maior taxa de abandono no ensino médio, com 18,2%, mais de quatro vezes a média estadual de 4,3%. Em seguida, aparecem Rodrigues Alves (11,2%) e Xapuri (10,2%).
Na outra ponta, Brasiléia registra o menor índice do estado, com 1,6%, seguida por Cruzeiro do Sul (1,9%) e Rio Branco (2,5%) – todas abaixo da média estadual e próximas da média nacional de 2,2%. A diferença entre os municípios mostra que o desafio de manter os estudantes na escola não é homogêneo no Acre.
Pé-de-Meia e melhora nos últimos dois anos
Apesar de ainda figurar entre os estados com maiores índices de abandono, o Acre apresentou melhora nos últimos dois anos. Dados divulgados em abril de 2025 pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que a taxa de abandono no ensino médio público caiu de 9,1% em 2022 para 4,6% em 2025. No mesmo período, a reprovação passou de 7,7% para 6,2%, e a distorção idade-série recuou de 32,5% para 24,7%.
Entre as medidas adotadas está o programa Pé-de-Meia, criado pelo governo federal em 2024 para incentivar a permanência de estudantes de baixa renda na escola, com pagamento de incentivos financeiros vinculados à matrícula, frequência, aprovação e participação no Enem. Segundo o MEC, cerca de 64% dos estudantes do ensino médio público acreano já eram beneficiados pela iniciativa em abril de 2025.
Para ter direito ao benefício, o estudante deve estar matriculado em escola pública, ter entre 14 e 24 anos (ensino médio regular) ou entre 19 e 24 anos (EJA), pertencer a família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, possuir CPF regular e manter frequência escolar mínima de 80%.



