Funcionários da Urbam mantêm greve em São José dos Campos
Urbam: greve continua após assembleia sem acordo

O Sindicato responsável pelos trabalhadores da Urbam (Urbanizadora Municipal) decidiu, na manhã desta quarta-feira (24), manter a greve dos serviços em São José dos Campos (SP). A decisão ocorreu pouco após a audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) terminar sem acordo, nesta terça-feira (23). Durante a reunião desta terça, o sindicato da categoria chegou a se comprometer a levar para assembleia a proposta de suspender a paralisação até o julgamento do dissídio coletivo. Na assembleia, foi decidida a manutenção da greve.

Reivindicações da categoria

A greve dos funcionários da Urbam começou no dia 10 de junho. Entre as principais reivindicações da categoria estão o aumento do vale-refeição de R$ 27 para R$ 33, assistência médica sem coparticipação para trabalhadores com salários de até R$ 5 mil e demandas relacionadas ao pagamento de adicionais trabalhistas. A categoria já havia realizado outra greve neste ano pelo mesmo motivo, após impasse em negociações salariais e de benefícios.

Próximos passos

O g1 acionou a Prefeitura de São José dos Campos e aguarda um retorno sobre a situação. A Urbam é responsável por serviços urbanos na cidade, e a paralisação pode afetar a população. A decisão de manter a greve reflete a insatisfação dos trabalhadores com as propostas apresentadas até o momento.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar
Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram