A Prefeitura do Rio de Janeiro planeja criar a Força Municipal de Trânsito ainda em 2026, uma nova unidade composta por guardas municipais dedicada a combater o caos viário na cidade. A iniciativa visa enfrentar infrações como estacionamento irregular e tráfego desordenado, especialmente com o aumento de motos e bicicletas elétricas.
Efetivo e atribuições ainda em definição
O efetivo, o uso de armas e as atribuições específicas da força ainda estão sendo definidos para o lançamento do edital. A expectativa é que a Força Municipal de Trânsito atue de forma integrada com outros órgãos de mobilidade urbana.
Especialistas apontam necessidade de fiscalização contínua
Especialistas destacam que a criação da força é um passo importante, mas que a fiscalização contínua é essencial para melhorar a situação do trânsito na cidade. A Guarda Municipal do Rio já atua em algumas vias, mas a nova força terá foco exclusivo no trânsito.



