Um lobo-guará foi resgatado nesta terça-feira (23) por equipes ambientais após ser encontrado nas proximidades de um pomar em Carabuçu, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Após passar por avaliação veterinária, o animal foi devolvido ao seu habitat natural.
Mobilização de equipes
De acordo com a Prefeitura, a ocorrência mobilizou profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Vigilância Ambiental, da Fiscalização Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar. Após o resgate, o lobo-guará foi submetido a exames clínicos.
Condições de saúde
Segundo a administração municipal, o veterinário responsável constatou que o animal não apresentava ferimentos, estava em boas condições de saúde e apto para retornar à natureza.
Soltura em área preservada
A soltura foi realizada no Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira, no distrito de Rosal, escolhido por oferecer características adequadas para a espécie, como vegetação nativa, disponibilidade de água e ambiente preservado.
Orientações à população
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que, em casos de avistamento de animais silvestres, a recomendação é manter distância e acionar os órgãos competentes. A orientação é que a população não tente capturar ou manusear esses animais, evitando riscos tanto para as pessoas quanto para a fauna silvestre.



