Exame toxicológico obrigatório para 1ª CNH em Sergipe a partir de junho
Exame toxicológico obrigatório para 1ª CNH em SE

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) informou que, a partir desta segunda-feira (22), a apresentação de resultado negativo em exame toxicológico passa a ser obrigatória para candidatos à primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro) no estado.

Nova regra segue orientação nacional

Segundo o Detran-SE, a exigência foi adotada após orientação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), encaminhada aos órgãos de trânsito em 15 de maio. Anteriormente, o exame era obrigatório apenas para condutores das categorias C, D e E.

O exame toxicológico possui larga janela de detecção, permitindo rastrear o uso de substâncias psicoativas em um período de até 90 dias anteriores à coleta. O teste deve ser realizado após o exame prático de direção.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Quem mais é afetado?

A nova regra também vale para condutores que perderam a Permissão Para Dirigir (PPD) e desejam tentar obter a CNH novamente. O Detran-SE reforça que a medida já está em vigor em todo o país, conforme determinação da Senatran.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar