A Prefeitura de Nova Serrana oficializou na segunda-feira (22) o decreto de situação de emergência em saúde pública, com duração inicial de 90 dias, para combater o crescimento acelerado de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade. A medida foi tomada diante da elevada circulação de vírus respiratórios, com destaque para a Influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite.
Impacto nos serviços de saúde
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento no número de pessoas doentes tem sobrecarregado o atendimento nas unidades de saúde locais, como a UPA e o Hospital São José. A incidência maior é entre o público infantil. A decretação de estado de emergência em saúde pública permite maior flexibilidade para tomar decisões rápidas e reforçar a estrutura de atendimento.
Entre as medidas possíveis estão a contratação temporária de profissionais para suprir a demanda, ampliação do horário ou da capacidade de atendimento nas unidades e compra facilitada de insumos e materiais hospitalares necessários para o tratamento.
Orientações à população
Além das medidas governamentais, a Secretaria de Saúde reforça que a prevenção continua sendo o melhor caminho. A colaboração dos moradores é fundamental para conter o avanço dos vírus. Os especialistas orientam a:
- Manter a vacinação em dia: proteja-se contra a gripe e outras doenças preveníveis;
- Cuidar da higiene: lave as mãos com frequência e use álcool em gel;
- Atenção aos sinais: caso apareçam sintomas mais graves ou dificuldades respiratórias, busque ajuda médica imediatamente em uma unidade de saúde.
A Prefeitura de Nova Serrana segue monitorando a situação e adotará novas medidas conforme necessário para garantir a saúde da população.



