A eleição suplementar realizada neste domingo (21) em Reginópolis, interior de São Paulo, registrou uma das menores diferenças de votos do estado em 2025. João Paulo (PSD) foi eleito prefeito ao derrotar o ex-prefeito Marco Antonio Martins Bastos, o Marquinho Bastos (União Brasil), por apenas 34 votos.
Resultado apertado
De acordo com o resultado oficial, João Paulo recebeu 1.880 votos, equivalentes a 50,46% dos votos válidos. Marquinho obteve 1.846 votos, ou 49,54%. O município tinha cerca de 4.700 eleitores aptos a participar da votação.
Motivo da eleição suplementar
A disputa foi convocada após a Justiça Eleitoral invalidar o resultado das eleições municipais de 2024. Na ocasião, Ronaldo Correa (Podemos) havia sido o candidato mais votado, mas não pôde assumir o cargo porque teve o registro de candidatura indeferido.
A inelegibilidade decorreu de uma condenação relacionada à fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. Além da cassação do mandato, a decisão judicial impôs ao político a perda dos direitos eleitorais por oito anos, inviabilizando sua posse mesmo após a vitória nas urnas.
Retorno de João Paulo
João Paulo retorna ao cenário político local após ter ficado em segundo lugar na disputa de 2024. Naquele pleito, perdeu para Ronaldo Correa por uma diferença de 65 votos, margem semelhante à registrada na eleição suplementar deste domingo.
Próximos passos
Com a homologação do resultado pela Justiça Eleitoral, João Paulo assumirá o comando da prefeitura para concluir o mandato iniciado após as eleições municipais de 2024.



