Uma idosa de São José do Rio Preto (SP) perdeu R$ 2.100 ao ser vítima de um golpe no dia do seu aniversário. A aposentada Dirce da Silva entregou seu cartão de crédito a um falso motoboy que cobrava o frete de um suposto presente. O caso, ocorrido recentemente, expõe a vulnerabilidade de idosos a fraudes virtuais e motivou a criação de um curso gratuito de proteção digital na cidade.
Golpe do falso presente: como aconteceu
Em entrevista à TV TEM, Dirce relatou que havia recebido uma cesta de café da manhã enviada pelo filho. Pouco depois, um homem se passando por motoboy apareceu em sua casa dizendo que precisava entregar outro presente e cobrar o frete. "Eu passei o cartão para pagar, mas ele disse que não tinha dado certo, pegou outra maquininha e também não deu certo. Tentou várias vezes até que disse que iria passar no chefe dele para resolver o problema. Quando fui ver, já tinham roubado todo o dinheiro da minha conta", contou a idosa. Ela confessou não ter consciência do risco ao entregar o cartão ao suspeito.
Alta incidência de tentativas de golpe contra idosos
O drama de Dirce não é isolado. Pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) aponta que aproximadamente 82% das pessoas com 60 anos ou mais no estado de São Paulo já sofreram tentativas de golpes virtuais por mensagens, e-mails ou ligações fraudulentas. Diante desse cenário, iniciativas de conscientização tornam-se essenciais.
Projeto 'Proteção Digital para a Terceira Idade'
Para auxiliar na proteção dos idosos, o Fundo Social de Rio Preto, em parceria com a Porta 9 Agência de Comunicação, lançou o projeto "Proteção Digital para a Terceira Idade". O objetivo é orientar a população sobre golpes virtuais e o uso seguro de aplicativos bancários. As aulas são gratuitas e voltadas ao público da terceira idade.
Allexandre Silva, diretor da agência e professor do projeto, destacou: "Existe uma parcela significativa das pessoas e principalmente de idosos que não sabe mexer no celular". Ele também enfatizou a importância de desconfiar de situações suspeitas: "Desconfie de tudo: da voz que você não conhece, do número que você não conhece, da loja ligando confirmando compra, do atendente oferecendo promoção. Esse é o primeiro passo, sempre".
Primeira aula e próximos passos
A primeira aula ocorreu nesta terça-feira (23) e contou com número expressivo de alunos. A próxima está prevista para 30 de junho, das 9h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3214-9010 ou no site da prefeitura. Novas turmas serão abertas conforme a demanda, com a expectativa de reduzir a ocorrência de golpes no município.



