Buraco há 8 anos em Santa Isabel causa rachaduras em casas e preocupa moradores
Buraco há 8 anos em Santa Isabel causa rachaduras em casas

Um buraco aberto há mais de oito anos na rua Floripes Martins Santos, no bairro Brotas, em Santa Isabel, tem causado rachaduras em casas, infiltrações e risco de acidentes. Moradores afirmam que o problema se originou de uma tubulação da prefeitura que enferrujou e cedeu ao longo do tempo. Apesar de inúmeras solicitações, a administração municipal ainda não resolveu a situação.

Moradores relatam anos de luta por solução

A moradora Maria de Fátima Garcia Prado conta que os residentes já procuraram a prefeitura diversas vezes, mas o problema persiste. "Problema aqui já faz anos que a gente tá lutando, correndo atrás. Nesse buraco, tem uma galeria da prefeitura e ela está enferrujada e cedendo. Isso faz anos. Nós já procuramos o prefeito, já veio fiscalização, já veio engenheiro, só promessa. Ninguém faz nada pela gente", relatou.

A aposentada Laurentina de Oliveira, que vive no local há cerca de 60 anos, afirma que o buraco aumenta gradativamente e já afeta a estrutura de sua casa. Ela disse que a água da chuva invade o imóvel e que surgiram problemas em portas e no piso. "A água está invadindo a minha casa e o que eu faço? Eu não tenho mais idade para ficar secando o chão. A porta do banheiro não está fechando direito mais, porque quando começa, tudo defeito por baixo. A gente sabe que é por causa disso", explicou.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Rachaduras e risco de desabamento preocupam

O afundamento do solo também compromete as construções vizinhas. Parte da calçada está desnivelada, rachaduras aparecem nas paredes e até uma lixeira ficou inclinada. Na casa de Aparecida Prado dos Santos, novas rachaduras surgem com frequência em paredes, muros e no quintal. Ela relata que, em períodos de chuva intensa, a água transborda e invade a residência. "A minha preocupação, quando chove muito, a água vem, transborda tudo por dentro da minha casa. A última chuva que deu, encheu tudo aqui", afirmou.

Aparecida informou que procurou ajuda dos órgãos públicos e recebeu uma visita da Defesa Civil. Segundo ela, foi informada de que não há risco de desabamento do imóvel, mas continua preocupada com o aumento das rachaduras.

Prefeitura prometeu reparos após carnaval, mas obra não começou

No dia 10 de fevereiro, a Prefeitura de Santa Isabel informou que os reparos seriam realizados após o carnaval. No entanto, segundo os moradores, a obra ainda não começou. Em nota, a administração municipal afirmou que está organizando a equipe responsável pelos reparos, adquirindo os tubos necessários e preparando os equipamentos que serão utilizados no serviço. A Prefeitura também disse que a Defesa Civil realiza acompanhamento semanal da área para verificar as condições do local e adotar medidas de segurança.

A Sabesp informou que realizou uma inspeção no local e não identificou obras ou intervenções recentes da companhia relacionadas ao problema. Segundo a empresa, foi constatado que uma tubulação de drenagem de águas pluviais está danificada. A concessionária ressaltou que a manutenção de estruturas como galerias, bocas de lobo, guias e sarjetas é de responsabilidade das prefeituras.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar