Um buraco aberto há mais de oito anos na rua Floripes Martins Santos, no bairro Brotas, em Santa Isabel, tem causado rachaduras em casas, infiltrações e risco de acidentes. Moradores afirmam que o problema se originou de uma tubulação da prefeitura que enferrujou e cedeu ao longo do tempo. Apesar de inúmeras solicitações, a administração municipal ainda não resolveu a situação.
Moradores relatam anos de luta por solução
A moradora Maria de Fátima Garcia Prado conta que os residentes já procuraram a prefeitura diversas vezes, mas o problema persiste. "Problema aqui já faz anos que a gente tá lutando, correndo atrás. Nesse buraco, tem uma galeria da prefeitura e ela está enferrujada e cedendo. Isso faz anos. Nós já procuramos o prefeito, já veio fiscalização, já veio engenheiro, só promessa. Ninguém faz nada pela gente", relatou.
A aposentada Laurentina de Oliveira, que vive no local há cerca de 60 anos, afirma que o buraco aumenta gradativamente e já afeta a estrutura de sua casa. Ela disse que a água da chuva invade o imóvel e que surgiram problemas em portas e no piso. "A água está invadindo a minha casa e o que eu faço? Eu não tenho mais idade para ficar secando o chão. A porta do banheiro não está fechando direito mais, porque quando começa, tudo defeito por baixo. A gente sabe que é por causa disso", explicou.
Rachaduras e risco de desabamento preocupam
O afundamento do solo também compromete as construções vizinhas. Parte da calçada está desnivelada, rachaduras aparecem nas paredes e até uma lixeira ficou inclinada. Na casa de Aparecida Prado dos Santos, novas rachaduras surgem com frequência em paredes, muros e no quintal. Ela relata que, em períodos de chuva intensa, a água transborda e invade a residência. "A minha preocupação, quando chove muito, a água vem, transborda tudo por dentro da minha casa. A última chuva que deu, encheu tudo aqui", afirmou.
Aparecida informou que procurou ajuda dos órgãos públicos e recebeu uma visita da Defesa Civil. Segundo ela, foi informada de que não há risco de desabamento do imóvel, mas continua preocupada com o aumento das rachaduras.
Prefeitura prometeu reparos após carnaval, mas obra não começou
No dia 10 de fevereiro, a Prefeitura de Santa Isabel informou que os reparos seriam realizados após o carnaval. No entanto, segundo os moradores, a obra ainda não começou. Em nota, a administração municipal afirmou que está organizando a equipe responsável pelos reparos, adquirindo os tubos necessários e preparando os equipamentos que serão utilizados no serviço. A Prefeitura também disse que a Defesa Civil realiza acompanhamento semanal da área para verificar as condições do local e adotar medidas de segurança.
A Sabesp informou que realizou uma inspeção no local e não identificou obras ou intervenções recentes da companhia relacionadas ao problema. Segundo a empresa, foi constatado que uma tubulação de drenagem de águas pluviais está danificada. A concessionária ressaltou que a manutenção de estruturas como galerias, bocas de lobo, guias e sarjetas é de responsabilidade das prefeituras.



