Missa de 7º dia emociona familiares e amigos em Juazeiro do Norte
Familiares e amigos se reuniram neste domingo (21) para celebrar a missa de 7º dia em memória dos sete atletas mortos no acidente com o ônibus do time de basquete na CE-187, próximo a Tauá, na madrugada de segunda-feira (15). A cerimônia ocorreu na Igreja do Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte, município onde os jovens moravam.
Padre Leandro Francisco da Silva, coordenador de pastoral do Horto do Padre Cícero, disse que Jesus com sua morte dá um novo sentido e significado ao sofrimento. “Com ele temos a certeza de que a morte não tem a última palavra. Em Jesus, nós cremos que os nossos irmãos, salvos por sua misericórdia, podem interceder a Deus por nós. A morte não nos separa, não nos divide, mas nos une”, refletiu.
Famílias de diferentes religiões se unem na celebração
O momento também reuniu pessoas de diferentes religiões, como os pais de Matheus Henrique Ferreira Martins, de 15 anos: o pastor Siloé Martins e Maria Fabiana Ferreira. A família veio de Alagoas em missão evangélica no Ceará. Para Maria, ainda há um vazio dentro de casa por saber que o filho não vai mais voltar, mas ela agradece a Deus pelo apoio recebido. Ela havia prometido ao filho irem ao shopping quando ele retornasse, já que ele completara 15 anos dias antes do acidente.
Antônia Soraia Bezerra Leite perdeu o único filho, Henrique Ferreira Bezerra, 17 anos. “O vazio que ficou é profundo. No entanto, busco forças na minha fé. Sei que tudo pertence a Deus. Ele me deu o Henrique e Ele o levou. Sou uma serva de Deus e mantenho a esperança de que, no tempo certo, nos reencontraremos. Assim como reencontrarei minha mãe”, disse esperançosa.
Técnico Ricardo Lemos relata recuperação e luto
O técnico Ricardo Lemos, que ficou internado e recebeu alta no dia do velório coletivo, também esteve na celebração. Ele disse que todos os dias acorda e pede que seja apenas um pesadelo. “No meu caso, cuidar da minha própria saúde, da minha recuperação, ir pra fisioterapia, pra médico, pro psicólogo. Mas, ao mesmo tempo, entrar em cuidado com os meninos, organizar a logística de cuidar das famílias deles”, afirmou.
Ricardo trabalha voluntariamente com basquete há 20 anos. Ele destacou que viajar sempre é um ponto delicado na rotina dos atletas, mas essencial para competir. “Quando você vai para outra cidade competir, colocar o seu corpo em performance, a gente pensa que nenhum atleta se machuque, que todo mundo volte bem. Não era assim que eu queria ver nossa quadra de esporte. Estou quebrado de espírito.”
Feridos continuam internados; atleta recebe alta
Dois atletas continuam internados no Hospital Regional do Cariri. O atleta Cícero Igor Silva Lima, de 17 anos, recebeu alta hospitalar na quinta-feira (18). Ele estava junto da delegação que vinha de uma competição em Sobral, onde a categoria sub-19 foi campeã horas antes. Cícero foi atendido inicialmente na UPA de Tauá e depois transferido para o Hospital Regional do Cariri. Segundo familiares, ele está abalado e não consegue falar sobre o acidente. O hospital informou que os outros dois jovens seguem internados em estado estável.
Velório coletivo e homenagens
O velório coletivo ocorreu na terça-feira (16) no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, onde seis corpos foram velados. O corpo da sétima vítima foi velado no Centro de Velório Anjo da Guarda. As vítimas foram: Henrique Ferreira Bezerra (17), Jonatan Samuel dos Santos Lopes, Cauã Rodrigues Fratta (17), Marcos Miguel da Silva (assistente técnico), Luiz José de Morais Neto (19), João Paulo Sampaio de Alencar (18) e Matheus Henrique Ferreira Martins (15). O sepultamento ocorreu por volta das 16h.
O acidente aconteceu na madrugada de segunda-feira (15) na CE-187, próximo a Tauá. O ônibus retornava de Sobral para Juazeiro do Norte após a equipe sub-19 vencer um campeonato. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco mortos saíram pela janela e ficaram sob o peso do veículo; outros dois foram retirados das ferragens. Trinta e uma pessoas precisaram de atendimento médico.



