Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para Roraima; nove municípios em emergência
Inmet emite alerta amarelo para Roraima; nove cidades em emergência

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em todo o estado de Roraima. O aviso, que abrange os 15 municípios do estado, é válido até as 23h59 deste domingo (7). A medida ocorre em meio à situação de emergência já decretada em nove dos 15 municípios roraimenses devido aos estragos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas.

Previsão e recomendações

Segundo o Inmet, o alerta amarelo indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumulados diários de até 50 milímetros, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população deve evitar atividades ao ar livre durante as tempestades, manter-se informada sobre as condições meteorológicas e não correr riscos desnecessários.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Para emergências ou mais informações, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Municípios em situação de emergência

As fortes chuvas que atingem Roraima já levaram nove municípios a decretar situação de emergência. O transbordamento de rios na zona rural tem desalojado famílias e bloqueado estradas. Confira a situação nos locais afetados:

  • Amajari e Iracema: Publicaram decretos na quarta-feira (3) após zonas rurais serem atingidas pelo transbordamento de rios e igarapés. Famílias foram deslocadas para pontos seguros e há dificuldades de tráfego.
  • Alto Alegre e São Luiz do Anauá: Também decretaram emergência na última semana devido ao volume de chuvas acima da média.
  • Bonfim: A força das águas destruiu três pontes, deixando cerca de 7,5 mil pessoas sem acesso terrestre. O transporte de moradores e mantimentos é feito por barcos, com apoio dos Bombeiros.
  • Uiramutã: O município mais indígena do país ficou completamente isolado em 30 de maio após a queda de uma ponte. A água barrenta deixou comunidades sem água potável, exigindo força-tarefa de distribuição.
  • Normandia: A cheia dos rios Maú e Cotingo rompeu estradas, isolou comunidades e suspendeu aulas, forçando o deslocamento de famílias.
  • Rorainópolis: Cerca de 2 mil pessoas (400 famílias) foram afetadas. As chuvas danificaram 25 estradas vicinais, isolaram áreas rurais e causaram alagamentos na área urbana.
  • Mucajaí: Classificada como Situação de Emergência de Nível II, com estradas vicinais alagadas e intrafegáveis, além de danos em pontes de acesso.

As autoridades continuam monitorando a situação e prestando assistência às populações atingidas.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar