Ciência revela por que a maioria das pessoas é destra: duas chaves
Destro? Ciência explica com bipedalismo e cérebro

Um estudo publicado na revista PLOS Biology desvenda o mistério de por que a maioria das pessoas é destra. A pesquisa, liderada por Thomas A. Püschel e colaboradores, aponta duas chaves evolutivas: o bipedalismo (andar ereto) e o desenvolvimento do cérebro. Esses fatores concentraram as funções manuais complexas em um lado do corpo, geralmente o direito, traço presente em 90% da população mundial.

O papel do bipedalismo na destreza manual

Ao adotar a postura ereta, os humanos liberaram as mãos para tarefas como fabricar ferramentas e caçar. Essa liberdade permitiu que o cérebro especializasse cada mão, favorecendo a mão direita na maioria das pessoas. Os pesquisadores analisaram dados de primatas para rastrear a evolução da lateralização manual e confirmaram que o bipedalismo foi um passo crucial.

Expansão cerebral e lateralização

Com o aumento do volume cerebral, as funções motoras finas se concentraram no hemisfério esquerdo, que controla o lado direito do corpo. Isso explica por que cerca de 90% dos humanos são destros, enquanto em outros primatas a preferência manual é menos acentuada.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Segundo Thomas A. Püschel, "a combinação de postura ereta e expansão cerebral criou as condições para que a destreza manual direita se tornasse dominante em nossa espécie". O estudo oferece uma visão clara sobre as origens de uma característica tão comum e intrigante da humanidade.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar