Tarcísio rebate Haddad sobre Sabesp e diz que petista 'precisa estudar'
Tarcísio rebate Haddad: 'precisa estudar' sobre Sabesp

O governador de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), rebateu as críticas do adversário Fernando Haddad (PT) à política de saneamento e à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Durante agenda em Santa Bárbara d'Oeste (SP), Tarcísio afirmou que o modelo adotado ampliará investimentos e permitirá a universalização do serviço no estado, além de sugerir que o petista 'precisa estudar'.

Resposta às críticas de Haddad

Questionado sobre as críticas de Haddad à privatização da Sabesp, Tarcísio fez duras declarações. 'É bom ele começar a estudar. Se você estudar bastante, se ele não estudar bastante, vai passar nervoso', disse o governador, defendendo a transferência da gestão da companhia para a iniciativa privada. 'Com a questão da Sabesp, os números falam por si. Por que não se fez nada ou se fez pouco no saneamento básico esse tempo todo? Por que não se despoluiu o Rio Tietê? Tanto se falou em despoluição, mas sem atacar a causa, a raiz do problema. Por que as pessoas que moram nas favelas e áreas rurais estavam fora dos contratos da Sabesp?', questionou.

Defesa do marco do saneamento

Tarcísio também respondeu às críticas de Haddad sobre o marco do saneamento. 'Com o advento do marco de saneamento, o que ia acontecer com a Sabesp, sabendo que no final dos contratos do programa, os municípios iam ter suas autarquias ou fazer licitações? A eficiência do serviço de saneamento ocorre quando a infraestrutura é compartilhada. As pessoas não sabem, não param pra pensar. Mas 11 municípios financiam 360. Agora, imagina se você perde a Sabesp, um município financiador, você arrebenta a Sabesp. Então este movimento, ao fim, protegeu a Sabesp', argumentou o governador.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Investimentos em saneamento

O governador destacou investimentos recentes em tratamento de esgoto. 'Por que Franco da Rocha, Francisco Morato, por exemplo, tratavam zero esgoto em 2022? Está tratando mais de 70%. Guarulhos tratava 2% de esgoto. Terminou o passado tratando 45%. Hoje, a gente tem estação de tratamento de esgoto no Jardim Cabo Sul, Jardim Fortaleza. Pega a área do Terra Preta, Marimboranjo, com 10 mil pessoas, zero tratamento de esgoto. Agora, tem uma estação de tratamento de esgoto lá. Perus é uma cidade de 400 mil pessoas, que tinham zero tratamento de esgoto. E agora vai tratar a partir de outubro 100% de esgoto e 50% já está sendo tratado. Saneamento básico é responsabilidade. É o investimento que ninguém está fazendo', completou.

Inauguração do Cidade Saúde

Tarcísio esteve em Santa Bárbara d'Oeste para a inauguração do complexo Cidade Saúde 'Lucimeire Cristina Coelho Rocha', que reunirá setores como Centro de Especialidades, Central de Regulação, Vigilância em Saúde e Farmácia Municipal. Cerca de 300 pessoas trabalharão no local, que conta com consultórios de especialidades, salas de enfermagem, farmácia, recepção, triagem e setor administrativo.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar