Marie-Louise Eta faz história como primeira mulher a vencer na Bundesliga
Marie-Louise Eta faz história como primeira mulher a vencer na Bundesliga

Marie-Louise Eta tornou-se a primeira mulher a vencer um jogo como treinadora na Bundesliga, ao comandar o Union Berlin na vitória por 3 a 1 contra o Mainz, neste domingo. Aos 34 anos, a alemã assumiu o time após a demissão de Steffen Baumgart, na 29ª rodada, e ajudou a equipe a se manter na primeira divisão.

Com a vitória, o Union Berlin chegou aos 36 pontos na 33ª rodada, garantindo a permanência na elite do futebol alemão. Até os 42 minutos do segundo tempo, o placar estava empatado em 1 a 1, mas gols de Oliver Burke e Josip Juranovic nos minutos finais garantiram os três pontos.

Em entrevista à DAZN, Eta celebrou o resultado: 'Você fica feliz, quer vencer jogos. A maneira como aconteceu também foi ótima. Não se tratava de conquistas pessoais, mas de fazer o trabalho da melhor forma possível, conquistar pontos e vencer jogos'.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Eta, que já havia quebrado barreiras em 2023 ao se tornar a primeira mulher a integrar uma comissão técnica na Bundesliga, é a primeira mulher a comandar uma equipe masculina nas cinco principais ligas da Europa (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França). Ela deixará o cargo após o último jogo da temporada, contra o FC Augsburg, e assumirá a equipe feminina do Union Berlin.

Natural de Dresden, Eta construiu carreira como jogadora de futebol, atuando como meio-campista por clubes como Turbine Potsdam, Hamburgo e Werder Bremen, além de passar pelas categorias de base da seleção alemã. Encerrou a carreira aos 26 anos para migrar para a área técnica.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar