Lei homenageia Zezé Garcia como embaixador do samba em Juiz de Fora
Lei homenageia Zezé Garcia como embaixador do samba em Juiz de Fora

Foi sancionada nesta semana a Lei nº 15.348, que denomina Passarela do Samba José Francisco Garcia – Zezé Garcia os espaços públicos destinados aos desfiles das escolas de samba e às manifestações culturais do carnaval em Juiz de Fora.

A lei homenageia o carnavalesco José Francisco Garcia, considerado embaixador do samba na cidade, e é fruto de um projeto de autoria da vereadora Kátia Franco (PSB), aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela prefeita Margarida Salomão (PT).

De acordo com o texto, a homenagem não se limita a um endereço fixo. A denominação se aplica a qualquer espaço público designado pelo Poder Executivo para desfiles, seja em caráter permanente ou temporário. Também deverá receber a denominação qualquer local que venha a ser futuramente escolhido para sediar oficialmente as festividades carnavalescas da cidade.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

A lei estabelece ainda que o nome de Zezé Garcia constará em todos os documentos oficiais, programações e divulgações relacionadas ao carnaval de Juiz de Fora.

Nascido em 19 de março de 1935, Zezé Garcia foi uma das figuras mais emblemáticas do carnaval mineiro, com uma trajetória que une a tradição de Juiz de Fora ao brilho da Sapucaí, no Rio de Janeiro. Em 1966, marcou época ao desfilar como baiana pela Turunas do Riachuelo, no primeiro concurso oficial de escolas de samba de Juiz de Fora. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, apaixonou-se pela Mangueira e, desde 1985, era presença cativa desfilando na Ala Moana. Ele morreu em 2024, aos 86 anos.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar