A 36ª Bienal de São Paulo desembarca em Santos com a exposição itinerante 'Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática', que será realizada no Sesc Santos entre 9 de abril e 21 de junho de 2026. Esta é a terceira vez que a cidade recebe o programa, após edições em 2011 e 2014.
A mostra reúne obras de nove artistas participantes da Bienal: Akinbode Akinbiyi, Andrew Roberts, Helena Uambembe, Josèfa Ntjam, Manauara Clandestina, Ming Smith, Moisés Patrício, Rebeca Carapiá e Vilanismo. A curadoria é de Thiago de Paula Souza, cocurador da Bienal, que selecionou trabalhos que dialogam com memória, território, deslocamento e resistência.
O conjunto inclui fotografias, vídeos, instalações e esculturas que abordam migração, identidade, violência estrutural e pertencimento em territórios em transformação. A arquitetura da exposição é de Tiago Guimarães. Segundo o curador, a escolha das obras levou em conta a vocação histórica de Santos como porto de entrada e saída, território de passagem e encontro.
A presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Andrea Pinheiro, destacou a parceria com o Sesc e a importância de levar a Bienal para além da capital. O programa também inclui ações educativas, como visitas mediadas, palestras, laboratórios para professores e atividades para estudantes.
A abertura da exposição ocorre em 8 de abril, das 19h às 21h. A visitação acontece de terça a sexta, das 9h30 às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Sesc Santos, localizado na Rua Conselheiro Ribas, 136, bairro Aparecida.



