Inverno em Goiás: até 37°C e pouca chuva com El Niño
Inverno em Goiás: até 37°C e pouca chuva com El Niño

O inverno em Goiás será marcado por pouca chuva e temperaturas que podem atingir até 37°C, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A estação começou oficialmente na madrugada deste domingo (21) e se estenderá até 22 de setembro. O fenômeno El Niño deverá intensificar o calor e a seca, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado.

El Niño e bloqueio atmosférico

André Amorim, gerente do Cimehgo, explica que o El Niño deixará o inverno consideravelmente mais seco devido a um robusto bloqueio atmosférico. Esse bloqueio força o ar das camadas mais baixas a descer, comprimindo e aquecendo, o que dissipa a formação de nuvens. "O resultado prático é que as frentes frias que sobem do sul do continente perdem força ou são desviadas para o oceano antes de conseguir espalhar chuvas abrangentes por Goiás, sustentando uma severa irregularidade hídrica e prolongando a estiagem", afirma o gerente.

Temperaturas regionais

As regiões norte e noroeste de Goiás serão as mais quentes, com temperaturas frequentes entre 35°C e 37°C, podendo atingir picos ainda maiores em agosto e setembro. No centro, sul e leste, o calor será mais moderado na primeira metade da estação, variando entre 28°C e 33°C. Durante as manhãs, as mínimas podem chegar a 10°C nas regiões sudoeste e sul, enquanto em Goiânia ficam entre 14°C e 17°C. A região norte, isolada do ar frio, terá madrugadas mais abafadas, em torno de 21°C.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Chuvas irregulares e frente fria

Apesar do inverno quente, Goiás deve receber chuvas irregulares a partir de terça-feira (23), principalmente nas regiões sudoeste e sul, com possibilidade de granizo e rajadas de vento. "São chuvas irregulares, nada padronizado, porque é bem atípico para esse período essas frentes frias conseguirem chegar com certa facilidade aqui. E o frio realmente virá entre os dias 25 e 26, com um pouco mais de intensidade", diz André Amorim.

Previsão para segunda-feira (22)

Nesta segunda-feira (22), o predomínio será de sol com variação de nebulosidade, temperaturas mais baixas pela manhã e mais altas à tarde. Confira as mínimas e máximas previstas para as regiões:

  • Região norte: 36°C e 19°C
  • Região oeste: 35°C e 19°C
  • Região sudoeste: 35°C e 14°C
  • Região leste: 31°C e 16°C
  • Região central: 32°C e 16°C
  • Região sul: 30°C e 15°C

O centro e a região sul terão alívios temporários no calor com a chegada da frente fria nesta semana, mas nos dias seguintes, o padrão seco e de baixa umidade volta a predominar rapidamente, segundo o Cimehgo.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar