A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira que as faturas de energia elétrica em agosto contarão com um alívio de R$ 767,2 milhões, referente ao chamado "bônus de Itaipu". O valor é distribuído anualmente a milhões de consumidores residenciais e rurais com base no saldo da conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional no ano anterior.
Como funciona o bônus de Itaipu
De acordo com cálculos da Aneel, unidades consumidoras com consumo médio mensal de 116 kWh — próximo à média dos beneficiários — receberão um crédito aproximado de R$ 9,16. O bônus é resultado do saldo positivo apurado na conta de comercialização da energia de Itaipu no exercício de 2025, que atingiu R$ 1,29 bilhão.
Para a distribuição do crédito, R$ 524,4 milhões foram deduzidos do montante total para a constituição de uma reserva técnica financeira para 2026. Esse mecanismo foi criado para mitigar impactos associados a variações de fluxo de caixa e da tarifa da usina.
Próximos passos
A homologação dos valores está prevista para ocorrer na reunião de diretoria da Aneel na próxima terça-feira, conforme a pauta divulgada nesta quinta-feira. A agência não indicou imediatamente qual seria o impacto exato na conta de luz, mas o crédito será aplicado automaticamente nas faturas de agosto.
O bônus de Itaipu é um benefício anual que alivia o custo da energia para consumidores de baixa tensão, como residências e propriedades rurais. A usina de Itaipu, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, é uma das maiores hidrelétricas do mundo e sua operação gera excedentes financeiros que são repassados aos consumidores.



