Toyota produz último Corolla em Indaiatuba após 28 anos e transfere produção para Sorocaba
Toyota produz último Corolla em Indaiatuba após 28 anos

A montadora Toyota produziu no sábado (20) o último sedã Corolla em sua fábrica de Indaiatuba (SP), após 28 anos de operação no município. A planta encerrará definitivamente as atividades no dia 30 de junho, e o modelo passará a ser montado em Sorocaba (SP), onde a empresa construirá uma nova unidade.

Cerimônia de despedida

O último carro montado foi apresentado aos funcionários em uma cerimônia de despedida, que incluiu um desfile automotivo sobre um tapete vermelho. A fábrica de Indaiatuba foi a segunda da Toyota no Brasil, instalada em 1998, e produziu mais de 1 milhão de unidades do Corolla. Segundo a montadora, ali foram fabricados os primeiros modelos híbridos flex do mundo.

Acordo trabalhista e transferência

Em 2024, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região firmou um acordo com a Toyota para a transferência de colaboradores ou adesão ao plano de demissão voluntária. A planta chegou a ter 1,5 mil funcionários. Com o fechamento, parte dos trabalhadores será realocada para a nova fábrica em Sorocaba.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Nova fábrica em Sorocaba

De acordo com a Toyota, a nova unidade em Sorocaba será inaugurada em novembro deste ano. Será a segunda fábrica da montadora na cidade e ficará responsável pela produção de novos veículos e modelos com tecnologia híbrida. A inauguração faz parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil, previsto para ser executado até 2030. A empresa estima que o início das atividades da nova fábrica deve gerar cerca de 2 mil empregos.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar