Petrobras importará diesel em julho, anuncia presidente Magda Chambriard
Petrobras importará diesel em julho, diz presidente

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta terça-feira (25) que a estatal precisará importar diesel em julho, interrompendo uma sequência de três meses sem compras externas do combustível. A declaração foi feita durante evento de retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

Produção nacional cobre 70% do consumo

Segundo Chambriard, a produção local de diesel atende cerca de 70% do consumo nacional. Os 30% restantes são supridos por importações. A necessidade de importar em julho decorre do adiamento de paradas programadas para manutenção em refinarias, motivado pelo conflito no Irã, que afetou o mercado internacional de petróleo e derivados.

“Tivemos que adiar algumas paradas de manutenção para garantir o abastecimento durante a crise no Oriente Médio. Agora, em julho, precisaremos complementar com diesel importado”, explicou a presidente.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Investimentos de R$ 5 bilhões no PAC

Chambriard também anunciou que a Petrobras investirá R$ 5 bilhões na retomada da UFN-III, unidade de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas. O projeto faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. A unidade, que estava paralisada, terá capacidade de produzir 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, reduzindo a dependência externa de fertilizantes.

A presidente destacou que a empresa busca a autossuficiência em diesel no médio prazo, com investimentos em refino e novas tecnologias. “Estamos trabalhando para que, em breve, possamos atender 100% da demanda nacional de diesel com produção própria”, afirmou.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar