A vereadora Valéria Regina Matheus de Souza, do Republicanos, de Iperó, no interior de São Paulo, foi denunciada por um funcionário do Pronto Atendimento do bairro George Oetterer. As acusações incluem difamação, injúria e abuso de poder. De acordo com informações apuradas pelo g1, há dois boletins de ocorrência registrados contra a parlamentar.
O primeiro registro ocorreu em 12 de fevereiro. Na ocasião, a vereadora teria agredido o médico que iria atendê-la, além de reclamar das condições da unidade de saúde, afirmando que o local estava sujo e infectado. Ela também teria ameaçado o profissional, dizendo que faria de tudo para que ele perdesse o cargo no PA e que poderia entrar na unidade de saúde quando quisesse. Esse caso foi registrado como lesão corporal e injúria.
A segunda denúncia, por difamação e ameaça, foi registrada em 27 de maio. Na ocasião, a parlamentar teria imposto regras sobre como o atendimento do PA deveria ser realizado, além de fazer novas ameaças e calúnias contra o mesmo médico.
O g1 questionou a Câmara Municipal sobre as denúncias. A presidência informou que não recebeu qualquer comunicação ou documento oficial sobre os fatos e que, caso algum documento seja protocolado, ele será encaminhado ao setor jurídico da Casa para análise e medidas cabíveis. A Secretaria de Segurança Pública informou que os dois boletins de ocorrência foram registrados de forma online e encaminhados à delegacia de Iperó. As vítimas foram orientadas sobre a necessidade de oferecer representação criminal, por se tratar de crimes de ação penal condicionada, de acordo com a legislação vigente. A autoridade policial segue à disposição.
A reportagem também tentou contato com a assessoria da vereadora e com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.



